ECHLIN
Qual é a história da marca Echlin?
A Echlin era uma marca muito forte no mundo, principalmente nos Estados Unidos. No Brasil era muito reconhecida pelos aplicadores através da sua qualidade e pelo seu portfólio completo. Por problemas administrativos e decisão dos gestores, a empresa saiu do mercado no final dos anos 90 deixando uma lembrança muito positiva na memória dos mecânicos.
Por que você decidiu aceitar o desafio de retornar com a marca no mercado brasileiro?
O grupo de investidores que adquiriu a marca Echlin no Brasil me convidou para fazer o trabalho de relançamento da marca no aftermarket brasileiro. Fiz uma pesquisa de mercado principalmente com as oficinas mecânicas e o resultado foi surpreendente no sentido da lembrança positiva da marca Echlin, ou seja, a maioria dos mecânicos lembram da marca e tem impressões positivas a seu respeito como por exemplo a qualidade e o portfólio completo.
Qual foi a estratégia para esse relançamento?
O primeiro passo foi fazer um Business Plan completo para o relançamento da marca Echlin, tendo as seguintes premissas básicas: análise do mercado (tamanho, perfil dos clientes, análise dos concorrentes e market share), definição do portfólio, posicionamento de preço, estrutura de comercialização, plano de marketing, estratégias promocionais, análise SWOT e budget de vendas. Somente depois de cumpridas todas as fases do projeto, incluindo a formação do estoque de produtos para 4 meses de vendas, iniciamos as vendas em maio último. Estrategicamente, decidimos iniciar as vendas na região Sudeste e, após 6 meses, já expandimos para todo Brasil e garantimos uma entrega rápida.
Decidimos iniciar a nossa operação no aftermarket brasileiro com a linha completa de interruptores elétricos automotivos (linha leve e pesada) e cabos de ignição. As próximas linhas de produtos da Echlin que serão lançadas dependem da solicitação do próprio mercado, que definirá qual será essa linha de produtos e qual será o momento ideal.
Quais são os diferenciais da Echlin para ter sucesso nesse mercado tão competitivo?
É fundamental, para qualquer empresa ter sucesso, fazer as coisas de maneira diferente e inovadora com o objetivo de agregar valor ao produto e que esse valor seja percebido pelo cliente. Além da excelência do nosso serviço (que não é diferencial e sim obrigação) que despacha no período da tarde todos os pedidos que chegam no período da manhã do mesmo dia com 100% de índice de atendimento, o nosso grande diferencial é o Marketing Digital que consiste em divulgar a linha de produtos Echlin diretamente para a oficina mecânica e para o varejo de autopeças, gerando demanda de baixo para cima e ajudando o nosso distribuidor a vender a nossa linha de produtos.
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